FANDOM

Chocolate amargo (também chamado de chocolate preto ou puro) é um tipo de chocolate feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite, e algumas versões permitem a sua utilização como base para sobremesas, bolos e bolachas. Deve-se usar um mínimo de 35% de cacau, segundo as normas européias. Tem como característica possuir pouco açúcar.

MedicinaEditar

Estudos comprovam que os chocolates escuros combate a hipertensão de intensidade média - uma vez que seu consumo diário reduz os níveis da pressão arterial. Destes chocolates, o amargo é de onde se tira os melhores resultados, tendo mais flavonóides que quaisquer outros alimentos ricos em antioxidantes como o chá verde e preto ou mesmo o vinho tinto.

Pesquisas coordenadas pelo médico dinamarquês Arne Vernon Astrup, chefe do Departamento de Nutrição Humana da Universidade Real de Copenhague e publicadas pela International Journal of Obesity comprovaram que o chocolate amargo também é excelente para o controle da massa,uma vez que aumenta a sensação de saciedade. Pesquisa italiana publicada na periódico científico Journal of Nutrition afirma que o chocolate amargo promove a redução de problemas relacionados à pressão arterial em 15 dias, devido ao estímulo da produção de óxido nítrico proporcionado pelos flavonoides presente no chocolate.